Selecione as oportunidades

de maior interesse para si e torne-se um empreendedor com um franchising de sucesso!

Glossário

Area developer

Designação atribuída à pessoa ou empresa que compra a um franchisador os direitos de exploração de um franchising para um país ou região. Ao contrário do master franchisado, o area developer não sub-franchisa, explora por conta própria.

Contrato (contrato de franchising)

Documento onde deverão estar explicados os direitos e deveres que regulamentam a relação estabelecida entre franchisador e franchisado. Não existe período mínimo nem máximo para a sua duração e pode ser automaticamente renovável.

Direct franchising

Técnica de expansão de uma rede para mercados estrangeiros em regime de franchising na qual o franchisador opera diretamente, sem recurso a master-franchisados. O franchisado estabelece uma parceria contratual direta com a casa-mãe no país de origem. Esta técnica é normalmente usada quando um conceito estuda a viabilidade da sua marca num mercado desconhecido.

Direito de entrada (initial fee)

Montante a pagar pelo franchisado ao franchisador, habitualmente no ato de assinatura do contrato, para entrar na rede. O valor estipulado está associado à notoriedade da marca, ao know-how e ao package e apoio oferecidos pelo franchisador na fase de abertura da primeira unidade ou de cada nova unidade.

Exclusividade territorial

Expressão utilizada para designar a concessão do franchisador ao franchisado de um determinado espaço geográfico de atuação (raio de ação). Por contrato, o franchisador compromete-se a não implantar nessa área ou região outras unidades suscetíveis de prejudicar o bom desempenho comercial de um franchisado já existente.

Franchising

Formato de negócio que envolve uma relação entre duas entidades: franchisador e franchisado. O primeiro concede ao segundo o direito de utilizar a marca, explorar os seus produtos e/ou serviços e conceito, adotando o seu modelo de gestão, marketing e comunicação mediante o pagamento de um determinado valor. O franchisador poderá responsabilizar-se pelo controlo de qualidade e processo de assistência, bem como pela orientação e formação do franchisado na respetiva área de negócio.

Franchisador

Pessoa ou empresa que detém os direitos originais do franchising. É a ele que cabe ceder os direitos do uso da marca e sistema a outrem (franchisado) através do sistema de franchising.

Franchisado

Pessoa ou empresa que adquire ao franchisador os direitos de exploração e a tecnologia de um determinado conceito de negócio.

Investimento total

Valor que resulta da soma do direito de entrada ao investimento necessário para iniciar atividade. Dependendo da opção chave-na-mão, este valor pode incluir obras, decoração, mobiliário, material informático, stock, etc. No investimento total nunca está incluído o valor do imóvel (aquisição ou arrendamento).

Manual de operações

Documento confidencial sobre o know-how que o franchisador cede ao franchisado. Nele devem estar contidas todas as informações necessárias para o exercício da atividade, de modo a permitir ao franchisado iniciar a sua atividade de forma célere e com sucesso. A sua devolução é obrigatória quando o franchisado abandonar a rede.

Master Franchiser

Pessoa ou empresa que compra os direitos de exploração de um franchising para um determinado espaço geográfico (região, país ou conjunto de regiões ou países). É o responsável por desenvolver uma rede através de unidades próprias e/ou sub-franchisings.

Return on investments (R.O.I.)

Rácio de rentabilidade dos investimentos efetuados. É um bom indicador do valor de mercado da marca.

Royalties

Taxa paga pelo franchisado ao franchisador ao longo da relação contratual. Esta prestação é periódica e, geralmente, estabelecida com base numa percentagem sobre a faturação da unidade franchisada.

Taxa de publicidade

Verba paga por todas as unidades da rede (incluindo as do franchisador) para um fundo comum gerido pelo franchisador e que se destina a ser aplicado na promoção da marca através das mais diversas ações de comunicação (marketing, sponsoring e publicidade).

Turnover

Termo que designa a rotação de franchisados numa rede. Uma elevada taxa de rotatividade pode prenunciar problemas na rede.

Unidade piloto

Loja pertencente ao franchisador onde este testa e experimenta o seu conceito ou respetivos upgrades. É o local ideal para testar novos produtos e/ou serviços antes de os introduzir nas restantes lojas da rede.

Unidade própria

Loja mantida pelo franchisador, usualmente com o objetivo de se manter próximo da atividade como forma de, in situ, melhor prestar apoio aos franchisados, nomeadamente no que diz respeito ao treino e formação, bem como ao teste e ensaio de novas soluções de gestão, produtos e/ou serviços. A unidade própria pode, e deve, igualmente, servir de projeto piloto no estudo da viabilidade do uso do franchising como forma de expansão de um futuro negócio ou reconversão de um já existente.

Os nossos serviços

Consultoria

Com sucesso comprovado na área de Franchising, é possível que Franchisadores, Franchisados e Empreendedores recorram a consultoria especializada em negócios em Franchising, de forma a implementar o negócio no mercado com menor risco.

Financiamento

Com os nossos parceiros poderá encontrar as melhores soluções financeiras disponíveis para o financiamento de cada projeto, através de candidaturas diversas, que apoiam não só a criação, mas também o desenvolvimento de empresas, de atuais e de novos empreendedores.

Subscrever newsletter

Franchizone

info@franchizone.com

223 752 381

Portugal

A sua mensagem foi enviada com sucesso!
Ocorreu um erro, por favor tente mais tarde!
Li e aceito os termos e condições.
Li e aceito os termos e condições.